Porto Alegre (Quinta-Feira, 16/05/2013, Gaudium Press) O Santuário de Fátima, pertencente à arquidiocese de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, está promovendo uma peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Fátima pelas escolas públicas da Zona Norte da capital gaúcha. A iniciativa faz parte da XI Romaria de Fátima, que acontecerá no próximo domingo, dia 19 de maio. Além das visitas, está sendo realizada ainda a novena preparatória à festividade.
A peregrinação, que vem ocorrendo desde o dia 9 de maio, terá mais duas visitas nos dias 16 e 17 de maio. Hoje, durante todo o dia, a imagem se revezará entre a Escola Ildo Meneghetti e o CESMAR (Centro Social Marista de Porto Alegre). Já amanhã, dia 17, a santa estará na Escola Jean Piajet, pela manhã, e na Escola Mariz e Barros, pela tarde. O contato para mais informações com relação à visitação é o Elias, através do telefone (51) 8490-5397.
Quanto à novena preparatória, que começou no dia 10 de maio e seguirá até o dia 18, a organização do evento propõe a seguinte programação: hoje, dia 16, serão realizadas missas às 9h e 16h, no Santuário de Fátima, e às 19h30min, na Igreja Santa Rosa de Lima, com o tema "Maria, missionária jovem para os jovens"; amanhã, dia 17, as celebrações eucarísticas acontecerão nos mesmos horários e locais, com o tema "Maria, Jornada Mundial da Juventude"; e no sábado, dia 18, haverá uma missa às 16h, no Santuário, e outra às 18h30min, na Igreja Santa Rosa de lima, com o tema "Maria, a jovem de Nazaré".
Na grande festa, realizada no domingo, dia 19 de maio, a partir das 9h, haverá a concentração dos fiéis e saída da romaria na Igreja Santa Rosa de Lima. Chegando no Santuário de Fátima será realizada a missa solene, prevista para as 10h. No turno da tarde, às 16h, acontecerá a missa de encerramento e de envio, com a benção da saúde. A Igreja Santa Rosa de Lima fica localizada na Av. Bernardino Oliveira Paim, 82, e o Santuário de Fátima na Rua Nossa Senhora de Fátima, 50, ambos no bairro Rubem Berta.
História do Santuário
No dia 23 de fevereiro de 1956, foi criada a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima do passo Feijó, pelo então Arcebispo de Porto Alegre, Dom Vicente Scherer. Muitos anos depois, no dia 15 de setembro de 1989, a Paróquia é elevada a Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Desde então, três vezes a Imagem Peregrina de Fátima - de Portugal visitou o santuário: em maio de 1992, setembro de 2002 e maio de 2003.
Em 24 de março de 2002 é instalada, junto ao Santuário, a Primeira Paróquia Estudantil do Brasil, já que o Santuário se encontra ladeado por dezenas de escolas de médio e grande porte, atendendo várias modalidades de ensino. Atualmente, a Paróquia Estudantil é constituída por 27 escolas, em sua maioria, públicas, num total aproximado de quase 30 mil alunos e mais de 2 mil professores.
O surgimento da devoção
O dia 13 de maio de 1917 marcou a história do Catolicismo no século XX. Em Portugal, ao sul de uma cidade chamada Fátima, na aldeia de Aljustrel, viviam três pastorinhos: Lúcia de Jesus dos Santos e seus primos Francisco e Jacinta Marto. Estas três crianças foram agraciadas com a aparição de Nossa Senhora. Elas estavam brincando num lugar chamado Cova da Iria, e de repente, observaram dois clarões como de relâmpagos, e, em seguida viram, sobre a copa de uma pequena árvore, uma Senhora de beleza incomparável.
A partir deste dia, Nossa Senhora fez mais cinco aparições aos pastorinhos, revelando-lhes muitas coisas que iam acontecer e os recomendando a rezar o terço, pela alma dos pecadores e para que a humanidade não mais ofendesse a Deus, com tanta incredulidade e pecado. A mensagem que Nossa Senhora deixou para os três pastorinhos há quase 100 anos continua atual. (FB)
Salve Maria!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário